Wednesday, June 19, 2013

O Ensino no Brasil

Como este é o primeiro post do Blog não posso deixa de falar sobre o assunto que me inspirou a criá-lo, um assunto senhoras e senhores que me deixa extremamente revoltado, estressado, chega a me repudiar, isso mesmo meus queridos leitores a Educação no Brasil me causa revolta, fico muito triste em ter passado 10 anos da minha vida em um sistema educacional fracassado, foram 10 anos desperdiçados, que inclusive sou obrigado a recuperar em poucos meses, antes do Exame Nacional do Ensino Médio.
  

Fico feliz em saber que existem algumas mentes que já estão percebendo que a educação não vai pra frente apenas se construindo escolas, hoje eu estava lendo a revista Veja da semana e meus olhos brilharam quando vi uma entrevista com o seguinte titulo “Contra a demagogia na Escola” existe esperança para a educação, seria muito satisfatório ver uma revolução do ensino em nosso país, e ainda mais participar dela. Bem amigos, a entrevista é muito bacana e aconselho todos a lerem, o Ministro da Educação e da Ciência de Portugal (Nuno Crato), deu uma entrevista extraordinária, ele está promovendo uma reforma no sistema educacional em Portugal, e seu ponto de vista e sua opinião sobre a educação é muito interessante.
O matemático alega que as escolas se preocupam mais com o “eduquês”, dando ênfase as atitudes e a formação cívica do aluno, e deixa em segundo plano o conhecimento propriamente dito. É exatamente isso que tento dizer aos meus colegas, qual o principal objetivo da escola? Isso está sendo deixado de lado, professores se preocupam mais com minha letra ou minha organização, ao invés de se preocupar com o que realmente sei a respeito da matéria. A educação no Brasil é vergonhosa, não consigo ver um motivo convincente em passar tanto tempo na escola, e aprender tão pouco.

Vejam uma suposição: O Luan Tirou 10 (Dez) na prova mensal de matemática, 10 (Dez) em um trabalho de matemática, e 10 (Dez) na prova Bimestral, porém ele não tinha o caderno completo e levou 0 (Zero) como nota de caderno...Fica Assim :
10 + 10 + 10 + 0 = 30 se dividem por 4 >>>>>> 10/4 = 7,5
 Observe, nas três formas avaliativas do professor de matemática o Luan tirou a nota máxima, porém não apresentou o caderno, ficando com a nota 7,5 no boletim. Gente isso é inadmissível, é muito claro que o aluno sabia tudo sobre a matéria dada, o objetivo da escola é ensinar aquilo que está presente na grade curricular, e não se avalia um aluno pelo conteúdo que ele tem no caderno. Não se assuste, mas muitos professores usam exatamente esse método para avaliar seus alunos. Isso é apenas uma suposição existem vários outros problemas envolvendo o frágil e incompetente sistema avaliativo.
 Esta é a minha concepção sobre o Ensino no Brasil, é importante lembrar que o Blog aceita todas as opiniões, mande sua sugestão, e deixe seu comentário dizendo sobre o que achou do post. Pedi a minha colega e uma das redatoras do Blog, para preparar um parágrafo sobre o tema:
  "A educação no Brasil não é uma das piores, mais ainda tem muito que melhorar, terá que ter muito investimento ainda nesta área, muitas vezes o problema não é a educação é a falta de competência dos educadores e sim falta de profissionalismo". Marcela Messias.
 Muito Obrigado a todos, desculpem se deixei algo a desejar, e lembre-se neste Blog sua voz tem valor.

Otávio Sena
  

No comments:

Post a Comment